Histórico

TIPOLOGIA DA ESCOLA – ATUALMENTE A ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO DE MELO FRANCO POSSUI 1.111 ALUNOS DISTRIBUÍDOS EM TRÊS TURNOS: 505 NO PRIMEIRO TURNO, 484 NO SEGUNDO TURNO E 122 NO TERCEIRO TURNO.

MOTIVO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA

DEVIDO À IMPLANTAÇÃO DE VÁRIAS INDÚSTRIAS NA REGIÃO DO “PARQUE INDUSTRIAL JUVENTINO DIAS”, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CONTAGEM E TAMBÉM COM UMA PARTE PERTENCENTE À BELO HORIZONTE, VÁRIAS FAMÍLIAS FORAM CHEGANDO, ORIUNDAS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS. A CHEGADA DESSAS FAMÍLIAS PROVOCOU UMA GRANDE DEMANDA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR QUE PRECISAVAM INGRESSAR NO CURSO PRIMÁRIO.
O COMPLEXO INDUSTRIAL ERA COMPOSTO PELAS SEGUINTES EMPRESAS: MOINHO INGLÊS, MAGNESITA, POLLYHECELL, COMPANHIA TÊXTIL SANTA ELIZABETH, COMPANHIA DE FIAÇÃO SÃO GERALDO, COMPANHIA DE ESTAMPARIA DE TECIDOS, ARTEFATOS DE AÇO, FÁBRICA DE BISCOITOS CARDOSO, VILMA ALIMENTOS E A COMPANHIA SIDERÚRGICA MANNESMAN, SITUADA EM BELO HORIZONTE.
A REGIÃO ERA CONSTITUÍDA POR PESSOAS DE NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO BAIXO, DISTRUBUÍDAS EM TERRENOS APROPRIADOS “INDEVIDAMENTE”. HAVIA NO ENTORNO PEQUENAS “FAZENDINHAS”. O AGLOMERADO ENTÃO FOI SENDO FORMADO POR ESTAS PESSOAS QUE FORAM SE ORGANIZANDO ÀS MARGENS DO CÓRREGO FERRUGEM, PASSANDO O LOCAL A SE CHAMAR “VILA SÃO JOSÉ”, QUE FOI SENDO ESTENDIDA PARA O OUTRO LADO DO CÓRREGO ARRUDAS. VALE RESSALTAR QUE AS PESSOAS UTILIZAVAM, PARA ATRAVESSAR O RIO, UMA “PINGUELA” CONSTRUÍDA PELOS PRÓPRIOS MORADORES, COM O TRONCO DE COQUEIROS, MUITO COMUNS NA REGIÃO. A LIGAÇÃO ENTRE A AVENIDA TITO FULGÊNCIO E VILA FERRUGEM, QUE MAIS TARDE PASSOU A SE CHAMAR VILA SÃO PAULO, ERA FEITA ATRAVÉS DE UMA “PINGUELA” DE MADEIRA, PROTEGIDA NAS LATERAIS, POR ONDE TRAFEGAVAM OS MORADORES. TAL “PINGUELA” CAUSAVA MEDO EM ALGUMAS PESSOAS PORQUE BALANÇAVA MUITO.  POR ESTA “PINGUELA” AS CRIANÇAS PASSAVAM TODOS OS DIAS PARA PODEREM IR À ESCOLA. O PROFESSOR JAMIR EVANGELISTA RELATA SOBRE A BELEZA DO RIO ONDE AS PESSOAS LAVAVAM ROUPA E SE BANHAVAM EM SUAS ÁGUAS LÍMPIDAS, COM PEIXINHOS E GRANDES PEDRAS POR ONDE TAMBÉM PODIA SE ATRAVESSAR, CORRENDO O RISCO DE CAIR NA ÁGUA, O QUE ERA UMA “FARRA” QUANDO ACONTECIA.
O MEIO DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADO NESTA ÉPOCA ERA O TREM CUJA ESTAÇÃO CENTRAL CHAMAVA-SE ESTAÇÃO “FERRUGEM”, LOCALIZADA NA DIVISA DE BELO HORIZONTE COM CONTAGEM ONDE, MAIS TARDE, SURGIU O BAIRRO DAS INDÚSTRIAS. A ESTAÇÃO PERMANECE INATIVA NO MESMO LOCAL.
...NO MEIO DO CENÁRIO DE CONTAGEM...
ASSIM SURGE UMA ESCOLA
PRIMEIRA FASE

ERA O SURGIMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO DE MELO FRANCO EM NOVEMBRO DE 1949, NUMA SALA DO PRÉDIO QUE PERTENCENCIA À CIA. DO MOINHO INGLÊS.
CRIADA PELA LEI Nº. 36/49 de 27/11/1949, PELO ENTÃO PREFEITO LUIS DA CUNHA, RECEBEU ESTE NOME EM HOMENAGEM A VIRGÍLIO DE MELO FRANCO, UM DOS POLÍTICOS MAIS ATUANTES DO PAÍS QUE PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO DE 1930.

EM ABRIL DE 1950, FOI CONVOCADA A PRIMEIRA PROFESSORA, CÉLIA GONÇALVES HENRIQUES, COM 17 ANOS DE IDADE, PARA MINISTRAR AULAS NAS PRIMEIRAS TURMAS DO CURSO PRIMÁRIO. A TURMA ERA MULTIDISCIPLINAR, SENDO DIVIDIDA EM GRUPOS, DENTRO DA ÚNICA SALA, DE ACORDO COM A SÉRIE À QUAL AS CRIANÇAS PERTENCIAM. EM 27 DE AGOSTO DO MESMO ANO, FOI EXPEDIDO O DOCUMENTO OFICIAL DA CONVOCAÇÃO DA PROFESSORA ACIMA CITADA.


SEGUNDA FASE - DÉCADAS DE 50/ 60/ 70
CADA VEZ MAIS CHEGAVAM CRIANÇAS E A ÚNICA SALA EXISTENTE JÁ NÃO COMPORTAVA MAIS TANTOS ALUNOS. FOI ENTÃO QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM ALUGOU UMA “CASINHA”, ASSIM CHAMADA CARINHOSAMENTE PELOS PROFESSORES, COM DUAS SALAS, UM SANITÁRIO, UM CÔMODO ONDE FICAVAM O FOGÃO E MAIS ALGUNS UTENSÍLIOS DE COZINHA, ALÉM DE UMA CAMA DE “PRONTO SOCORRO”, PARA ONDE ERAM LEVADOS OS ALUNOS QUE SENTIAM ALGUM MAL ESTAR. A ESCOLA FUNCIONAVA EM TRÊS TURNOS COM SEIS TURMAS, NUM TERRENO SITUADO À RUA VIRGÍLIO DE MELO FRANCO, 397.


...BRILHA UMA ESCOLA ONDE A EDUCAÇÃO, É PALCO DE MUITA DIGNIDADE, VALORIZANDO O TRABALHO E A INCLUSÃO...

O NÚMERO DE CRIANÇAS AUMENTAVA CADA VEZ MAIS E A ESCOLA TEVE QUE AMPLIAR SEU ATENDIMENTO PARA MAIS SEIS SALAS ALUGADAS PELA PREFEITURA À RUA BERNARDINO DE ABREU, 70 E 84. A DIFICULDADE ERA O IR E VIR DE CRIANÇAS AO BANHEIRO QUE FICAVA NA RUA VIRGÍLIO DE MELO FRANCO, BEM COMO A MERENDA, CARREGADA EM “VASILHAMES” PELOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PARA AS CRIANÇAS DAS SALAS DO ANEXO. APESAR DO POUCO ESPAÇO, TODOS, DA DIRETORA SENHORA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA FIGUEIREDO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS, ALUNOS E TODA A COMUNIDADE, ERAM UNIDOS E TINHAM MUITO ESPÍRITO DE LUTA, POIS A ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO DE MELO FRANCO ERA A ESCOLA MAIS PRÓXIMA E A ÚNICA QUE ATENDIA AOS BAIRROS: BAIRRO DAS INDÚSTRIAS, VILA BARRAGINHA, VILA SÃO JOSÉ, VILA MAGNESITA, BAIRRO VISTA ALEGRE, CONJUNTO RESIDENCIAL DOS FUNCIONÁRIOS DA CIA. SÃO GERALDO E ESTAMPARIA, BAIRRO INDÚSTRIAL (PRIMEIRA E SEGUNDA SEÇÃO).

...NOSSA ESCOLA REPRESENTA SERIEDADE, PROFISSIONAIS DE QUALIDADE E AÇÃO...

EXISTIA JÁ NESSA ÉPOCA, O COLÉGIO MADRE GERTRUDES, DAS IRMÃS SACRAMENTINAS DE BÉRGAMO, SITUADO NO BAIRRO MADRE GERTRUDES ACIMA DO ANEL RODOVIÁRIO ATENDENDO AOS ESTUDANTES COM MAIOR PODER AQUISITIVO, ALÉM DAS ESCOLAS REUNIDAS DOM BOSCO, NO BAIRRO INDUSTRIAL, PRIMEIRA E SEGUNDA SEÇÃO, QUE, MESMO SENDO ESCOLA PÚBLICA, ATENDIA SOMENTE ESTUDANTES DO SEXO FEMININO. POR ISSO, A ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO DE MELO FRANCO, JÁ NÃO MAIS COMPORTAVA O GRANDE NÚMERO DE ALUNOS, MESMO APÓS SUA EXTENSÃO. HAVIA NECESSIDADE, CADA VEZ MAIS URGENTE, DE UM PRÉDIO FIXO E OFICIAL, EM UM ESPAÇO QUE ATENDESSE ÀS NECESSIDADES DA ÉPOCA.


TERCEIRA FASE – PRÉDIO PRÓPRIO
...VIRGILIO, VIRGÍLIO, VIRGÍLIO TU ÉS ENTÃO HERANÇA TÃO BOA DE PAI PARA FILHO, VIRGÍLIO MELO FRANCO É TRABALHO E TRADIÇÃO...

FOI ASSIM, CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE MUITA LUTA QUE SURGIU O PRÉDIO OFICIAL À RUA SENADOR LÚCIO BITENCOURT, 289, VILA SÃO PAULO, EM 1971, COM 24 DEPENDÊNCIAS: DOIS BLOCOS OU PAVILHÕES, COM AS SEGUINTES MEDIDAS: ÁREA TOTAL DO TERRENO OCUPADA PELO PRÉDIO = 930m; ÁREA DE CONSTRUÇÃO: 930m; ÁREA DISPONÍVEL: 267m; ÁRES DE RECREAÇÃO E ESPORTES: 267m.



INSTALAÇÕES:
NÚMERO DE SALAS = 12
LABORATÓRIO= 01
BIBLIOTECA = 01
SALA DE DIREÇÃO= 01
CANTINA= 01
SANITÁRIOS = 04




SANITÁRIOS = 01
REFEITÓRIO = 01
SALA DE ORIENTAÇÃO = 01
LOJINHA = 01
SECRETARIA = 01
REFEITÓRIO  = 01



CRESCENDO CADA VEZ MAIS, SURGIU A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE MAIS SALAS. ASSIM ACONTECEU E FORAM CONSTRUÍDAS 04 SALAS ANEXAS, DENTRO DA PRÓPRIA ÁREA, EM SUBSTITUIÇÃO ÀS SALAS ALUGADAS QUE FICAVAM ATRÁS DA ESCOLA, EM UMA RESIDÊNCIA NA AVENIDA LUMINOSA.


FATOS IMPORTANTES:
  • LUTA PARA DESAPROPRIAÇÃO DO TERRENO ATRÁS DA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO PRÉDIO DE ALVENARIA ( TIJOLINHO );
  • LUTA PELA DESAPROPRIAÇÃO DO TERRENO EM FRENTE À ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA ESPORTIVA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA;
  • FUNDAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR;
  • CRIAÇÃO DA PRIMEIRA FANFARRA DA ESCOLA;
  • CAMPANHAS PARA A AQUISIÇÃO DE GELADEIRA, FOGÃO E UTENSÍLIOS DE COZINHA;
  • FUNDAÇÃO DO CLUBE DE MÃES QUE PARTICIPAVAM ATIVAMENTE NA ORGANIZAÇÃO DAS FESTAS E EVENTOS BEM COMO DA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS.


EVENTOS:
  • FESTAS JUNINAS;
  • COROAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, PADROEIRA DA PARÓQUIA LOCAL;
  • FUNDAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA
  • FUNDAÇÃO DA HORTA ESCOLAR;
  • FUNDAÇÃO DA “LOJINHA” ESCOLAR.




PASSEIOS EDUCATIVOS:

NAQUELA ÉPOCA OS ESTUDANTES TINHAM UM ROTEIRO A CUMPRIR QUE INCLUIA:
  • JARDIM ZOOLÓGICO;
  • PARQUE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE;
  • TEATROS DO CENTRO DE BELO HORIZONTE;
  • CINE BRASIL;
  • LAGOA DA PAMPULHA;
  • CINE MUNICIPAL DE CONTAGEM;
  • AEROPORTO DA PAMPULHA;
  • FESTA DAS CRIANÇAS NO CLUBE ITAÚ;
  • FESTA DOS PROFESSORES COM TODAS AS ESCOLAS REUNIDAS, NO CLUBE AMÉRICA, EM CONTAGEM;
  • VARGEM DAS FLORES OU VÁRZEA DAS FLORES;
  • CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS SEMPRE NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DO MÊS DE NOVEMBRO;
  • VISITA ÀS INDÚSTRIAS COM OBJETIVO DE PESQUISAR, ESTUDAR E PASSEAR: MAGNESITA, MOINHO INGLÊS, PASTIFÍCIO VILMA, BISCOITOS CARDOSO (COM LANCHE PARA TODAS AS CRIANÇAS);
  • VISITAS AO HORTO FLORESTAL EM BELO HORIZONTE, REALIZADAS COM O OBJEETIVO DE ESTUDAR AS PLANTAS.


 A CONDUÇÃO DOS ESTUDANTES PARA O CENTRO ERA FEITA ATRAVÉS DOS TRENS URBANOS QUE SAÍAM DA ESTAÇÃO “BARREIRO”, PARANDO NA ESTAÇÃO “FERRUGEM”, PONTO ESTE LIMÍTROFE ENTRE BELO HORIZONTE E CONTAGEM.

...NOSSOS HERÓIS NÃO TÊM ESCUDO E NEM BRASÃO, MAS JÁ FIZERAM EM SUA COMUNIDADE A DIFERENÇA QUE CONSTRÓI UMA NAÇÃO...

COOPERADORES ATÉ O FINAL DO MANDATO DA SENHORA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA FIGUEIREDO:

PREFEITOS = LUIS CUNHA, DR. JOÃO DE MATTOS COSTA, GIL DINIZ JÚNIOR, SEBASTIÃO CAMARGOS, NEWTON CARDOSO E DR. FRANCISCO FIRMO DE MATTOS FILHO.

VEREADORES = GERALDO PINTO COELHO, JOSÉ CUSTÓDIO, JAIR VICENTE DA SILVA, NABAR FRANCISCO DE ANDRADE, MATEUS DE OLIVEIRA COSTA, ARNALDO DE OLIVEIRA.

PADRE PAULO LOPES DE FARIA – DOM PAULO LOPES DE FARIA – “IN MEMORIAN”

SENHOR PEDRO CARLOS FILHO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CONTAGEM

PRIMEIRA SUPERVISORA GERAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CONTAGEM – SENHORA NAIR MENDES MOREIRA

AUXILIARES DE SUPERVISÃO – SENHORA PROFESSORA CÉLIA GONÇALVES HENRIQUES

  SENHORA PROFESSORAHELENA MARIANO “IN MEMORIAM”

PRIMEIRA COORDENADORA DA MERENDA ESCOLAR – SENHORA PROFESSORA VERA MARTINS CARNEIRO

CHEFES DO DEE (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA) – PADRE CARLOS FRAGOSO, SENHORA PROFESSORA HELENA MARIANO, PADRE GERALDO MAGELA TEIXEIRA, PROFESSOR MANOEL DA COSTA CAMARGOS E PROFESSORA LÊDA MARIA COSTA DE MATTOS.

PRIMEIRAS PEDAGOGAS DA ESCOLA
  • CLEUSA MARIA BAÍA FELICISSIMO (ORIENTADORA E SUPERVISORA)

  • EDA LIMA DE CARVALHO

  • LUZIA EDITH BOMTEMPO SILVA BRAGA

  • MAXIMINA PINHEIRO BRASIL

  • MARIA DA CONCEIÇÃO ROMAN MIRANDA

  • VANDA SATER DE SOUZA

PRIMEIROS PROFESSORES DE AULAS ESPECIALIZADAS (PRIMEIRA A QUARTA SÉRIES)

  • EDUCAÇÃO FÍSICA = MARIA LUIZA NUNES SILVA
  • EDUCAÇÃO ARTÍSTICA = BERENICE CAMARGOS FABEL
  • ENSINO RELIGIOSO = JAMIR EVANGELISTA
  • MÚSICA E CANTO = NORMA TOLEDO PIRES DE OLIVEIRA
  • BIBLIOTECÁRIA =I NILTA LESSA SOUZA

ATENDENTES DE SAÚDE

  • MARIA DO CARMO VIANA
  • MARIA DAS GRAÇAS BRAGA
  • MARIA EUSTÁQUIA COELHO


ADENTO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA – DE QUINTA A OITAVA SÉRIES
PORTARIA 44/78 (PRIMEIRA A QUARTA SÉRIES)
82/78 = QUINTA SÉRIE
37/79 =SEXTA SÉRIE
126/80 = SÉTIMA E OITAVA SÉRIES

RECONHECINTO FEITO PELA SEEMG ATRAVÉS DA PORTARIA 050 DE 1983.


PRIMEIROS PROFESSORES DA EXTENSÃO DE SÉRIES

OBS. PARA QUE HOUVESSE NÚMERO SUFICIENTE DE ALUNOS CONCLUINTES DE QUARTA SÉRIE, FOI REALIZADA A JUNÇÃO DAS ESCOLAS VIRGÍLIO DE MELO FRANCO E ESCOLA ESTADUAL DOM BOSCO, TOTALIZANDO 05 TURMAS DE QUINTA SÉRIE.

PRÁTICAS AGRÍCOLAS= JOSÉ ALVES DOS SANTOS

INGLÊS = AMÉLIA ANDRADE DE ALMEIDA

LÍNGUA PORTUGESA= SUZANA MARIA PEREIRA

CIÊNCIAS = MARIA DA CONCEIÇÃO CAMPOS FARIA

MATEMÁTICA= LUCY MARY DA SILVA SALES

EDUCAÇÃO PARA O LAR = SANDRA MARA DIAS MIRANDA

EDUCAÇÃO FÍSICA = MARIA LUIZA DA SILVA

ENSINO RELIGIOSO = JAMIR EVANGELISTA E MARIA DA CONCEIÇÃO RACHID CANÇADO

ESTUDOS SOCIAIS ( GEOGRAFIA, MORAL E CÍVICA e HISTÓRIA) = MARIA HELENA A. VILAS BOAS.

PRIMEIRA ORIENTADORA EDUCACIONAL DE QUINTA A OITAVA SÉRIES
MARILENE SILVA E MARIA LÚCIA PINTO ROMÃO (SUPERVISORA)

AUXILIARES DE SERVIÇO

  • CELINA – “IN MEMORIAN”
  • CONCEIÇÃO IZIDORO
  • ODETE DOS SANTOS TELES
  • JOÃO GOMES DE MORAIS
  • TEOLINA CAETANO DOS SANTOS
  • LAURITA MARIA DA SILVA
  • NORFINA MARIANO DE SOUZA “IN MEMORIAN”
  • SÔNIA MARIA DOS SANTOS
  • MARIA SENHORINHA DE ALMEIDA “IN MEMORIAN”
  • WILSON GODOY
  • JOÃO LOURENÇO “IN MEMORIAN”
  • ANA LÚCIA SCARPELLI NUNES
  • ERLY MENDES FERREIRA
  • GERALDO COELHO ELIAS
  • CELUTA MENDES SCARPELLI “IN MEMORIAN”
  • DILVA PEREIRA CARDOSO
  • EREZINA REZENDE MORAIS
  • MARIA DE FÁTIMA SCARPELLI
  • OLGA JANUÁRIA DE SOUZA
  • EUNICE MARIA EUFRÁSIO
  • JOSÉ FRANCISCO DA SILVA

PROFESSORES A PARTIR DE 1950 ATÉ 1978

  • CÉLIA GONÇALVES HENRIQUES
  • JACINTA DE PAULA FAGUNDES
  • ZENAIDE DO CARMO FONTOURA PEREIRA
  • VERA MARTINS CARNEIRO
  • ÂNGELA FONTOURA PEREIRA
  • AMELINA SATURNINO
  • DOLORES GOMES GONÇALVES “IN MEMORIAN”
  • MARÍLIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
  • MARÍLIA DINIZ SILVEIRA
  • MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA DE FIGUEIREDO
  • JAMIR EVANGELISTA
  • MARILUCIA MALAGOLI
  • MARIA JOANA DOS SANTOS MARQUES
  • MARIA FRANCISCA SIQUEIRA
  • MARIA DE LOURDES CAMPELO DA COSTA “IN MEMORIAN”
  • NELI SOARES FERREIRA
  • VANIA LÚCIA PARREIRAS
  • MARÍLIA DINIZ DE OLIVEIRA
  • MARIA DO CARMO VIANA
  • ELZA LIMA “IN MEMORIAN”
  • EDA DE LIMA
  • NORMA SHIRLEY DA SILVA
  • CECÍLIA ARLETE MOURÃO
  • CLEUSA MARIA BAÍA
  • DAURINHA DE SOUZA LATALIZA
  • ELIZABETH DE OLIVEIRA FARIA
  • MARIA JOSÉ FERREIRA
  • MARÍLIA TARCISA DUTRA
  • MARIA JOSÉ DOS SANTOS FERNANDES
  • MARIA APARECIDA DA SILVA MELO
  • DALVA MARIA DA CONCEIÇÃO
  • MARIA DE LOURDES CAMPOS
  • CLÉLIA SANTOS
  • MARIA DAS GRAÇAS BRAGA
  • MAURA ANGÉLICA FERREIRA RODRIGUES
  • MARIA RAIMUNDA DINIZ SILVA
  • MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA “IN MEMORIAN”
  • MARIA RAQUEL MELGAÇO RAMOS
  • MARIA INÊS GONÇALVES ASSUNÇÃO
  • MARIA DA CONCEIÇÃO CAMPOS FARIA
  • LEDA TEIXEIRA DA SILVA
  • SANDRA MARA DIAS MIRANDA
  • MARIA EUSTÁQUIA COELHO
  • LÚCIA PEREIRA DINIZ “IN MEMORIAN”
  • MARIA APARECIDA PINTO ROCHA
  • DOLORES FIUZA CARDOSO
  • ÂNGELA MARIA CONCEIÇÃO SILVA “IN MEMORIAN”
  • DOROTÉIA OTÍLIA FLISTER DE MORO
  • ELZA LOUREIRO DE CARVALHO
  • MARIA DA CONSOLAÇÃO MENDONÇA CHAVES
  • EDNA DE SOUZA FERNANDES
  • BERENICE CAMARGOS FABEL
  • MARIA CUSTÓDIA DE LOUDES VIEIRA
  • VÂNIA MARIA LARA VIEIRA “IN MEMORIAN”
  • NORMA TOLEDO PIRES DE OLIVEIRA
  • INILTA LESSA SOUZA
  • DENISE RUAS DE ABREU
  • MARIA DO ROSÁRIO BICALHO ARAÚJO
  • MARIA DAS GRAÇAS SOARES
  • MAGALI MENDONÇA
  • ANA MARIA MARCELINO
  • LEDA MARIA PEREIRA LIMA
  • SHIRLEY MARTINI ROSADO
  • MAXIMINA PINHEIRO BRASIL
  • MARIA DA CONCEIÇÃO ROMAN MIRANDA
  • CARMENLINDA HENRIQUES
  • MARIA DA CONCEIÇÃO AVELAR HENRIQUES
  • MARIA MÔNICA PEREIRA PINTO
  • MARIA ODETE OLIVEIRA TEIXEIRA
  • MARIA JOSÉ VIEIRA
  • MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA
  • MARIA ASSUNÇÃO LANA CELESTINO MIRANDA
  • MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO
  • LUZIA EDITH BOMTEMPO SILVA BRAGA
  • MARIA LUIZA NUNES SILVA
  • CELINA ARAUJO
  • MARIA DJALMA FERREIRA PEREIRA
  • TEREZINHA DE JESUS ROCHA
  • ADENICE DIAS CARNEIRO
  • VANIR RUAS ABREU
  • EUNICE SOCORRO BERNARDO
  • LENICE CLARETE TORRES FRANÇA
  • ROSA MARIA LEITE COSTA
  • EDNA MARIA DA SILVA
  • EUNICE LUZIA DA SILVA
  • MARIA CLARETE RESENDE DA SILVA
  • NEUSA GERALDA FERREIRA TEIXEIRA
  • MARIA DA CONCEIÇÃO LAGE FERREIRA
  • ODETE CASTRO BOMFIM
  • MARIA DAS DORES LOPES BELTRAN
  • JANE DE MATOS
  • LOURDES PINTO DA SILVA

VALE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA VIRGÍLIO DE MELO FRANCO COMO ESCOLA “MODELO” DA ÉPOCA. OS PROFESSORES QUE TRABALHAVAM NA ESCOLA EM REGIME DE CONTRATO FORAM PREPARADOS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E PRESTARAM CONCURSO PÚBLICO. TODOS FORAM APROVADOS


DIRETORES DA ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO DE MELO FRANCO:

       1965 a 1978 – MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA DE FIGUEIREDO
·      1978- MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES
·      1981- ÂNGELA LABANCA
·      1984- MARILENE AUGUSTA S. DIAS
·      1986- MARIA RACHEL MELGAÇO DE CASTRO
·      1991 - LOESTER CARLOS DA COSTA
·      1993 - ARANY ELIZABETH COSTA
·      1996 - SEBASTIÃO TEODORO DE OLIVEIRA
·      2000 - DENISE AFONSO SALUM
·      2007 - CARLA APARECIDA N. SARAGÁ
·      2008 - MARCOS CELÍRIO DOS SANTOS

VEJAMOS ALGUNS DEPOIMENTOS DE EX-DIRIGENTES:

DEPOIMENTO DO EX - DIRETOR E PROFESSOR SEBASTIÃO TEODORO OLIVEIRA.

ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1980, OS DIRETORES DA ESCOLA MUNICIPAL VIRGÍLIO DE MELO FRANCO ERAM INDICADOS PELO PREFEITO DE CONTAGEM, CUJA PRIORIDADE ADMINISTRATIVA ERA MANTER UM RÍGIDO CONTROLE SOBRE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E TER TOTAL SUBSERVIÊNCIA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990 HOUVE UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO COM OS DIRETORES LOESTER, DENISE E WAGER, QUE ACONTECEU EM MEIO A DEBATES ENVOLVENDO TODA A COMUNIDADE DA ESCOLA, FIRMANDO-SE NOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, DEMOCRÁTICOS E SOCIAIS. UMA NOVA FÓRMULA DE ADMINISTRAR PASSOU A VIGORAR, BASEANDO-SE NA CONFIANÇA DE CADA FUNCIONÁRIO DA ESCOLA, ESTENDIDA TAMBÉM A TODOS OS ALUNOS NOS TRÊS TURNOS.
PASSAMOS A ACREDITAR QUE CADA UM ESTAVA DANDO O MELHOR DE SI PARA O FUNCIONAMENTO HARMONIOSO DA ESCOLA. DEMONSTRAMOS QUE CADA UM ERA, A PRIORI, DIGNO DE CONFIANÇA.
SENDO ASSIM HOUVE MELHOR CONVIVÊNCIA ENTRE O CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA ESTENDIDO À COMUNIDADE ESCOLAR. COM ESSE ESTADO DE ESPÍRITO FAVORÁVEL, PASSAMOS ENTÃO ÀS REALIZAÇÕES PEDAGÓGICAS E MATERIAIS QUE ESTAVAM CONTIDAS NO PROJETO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA PARA O VIRGÍLIO.
DESTACAMOS ANTES, A EXCELENTE EQUIPE PEDAGÓGICA QUE A NOSSA ESCOLA POSSUIA NAQUELA ÉPOCA, ANOS DE GRANDE PROGRESSO.
RESSALTAMOS QUE AO ASSUMIR A DIREÇÃO, RECOLOCAMOS 80% DE TODOS OS VIDROS DAS JANELAS E BASCULANTES QUE ESTAVAM QUEBRADOS, SUBSTITUIMOS AS PORTAS DE MADEIRA POR PORTAS DE FERRO COM NOVAS FECHADURAS, REFORMAMOS OS PISOS DAS SALAS QUE ENCONTRAVAM-SE ESBURACADOS, APRESSAMOS A REFORMA DE CARTEIRAS E CADEIRAS QUE ESTAVVAM QUEBRADAS, CONSERTAMOS AS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DENTRE OUTROS, NO PRAZO DE QUARENTA DIAS, TUDO ISSO PARA QUE A ESCOLA FUNCIONASSE EM MELHORES CONDIÇÕES.
A SECRETARIA DA ESCOLA CONTAVA APENAS COM DUAS MÁQUINAS DE ESCREVER, EM MAU ESTADO. PELA PRIMEIRA VEZ CONSEGUIMOS A INSTALAÇÃO DE COMPUTADORES, MÁQUINAS DE ESCREVER ELÉTRICAS E MULTIFUNCIONAIS. CONSEGUIMOS TAMBÉM INSTALAR UMA ANTENA PARABÓLICA; ADQUIRIMOS MELHORES APARELHOS DE TELEVISÃO PARA AS AULAS MULTIMÍDIA.
MELHORAMOS A MERENDA ESCOLAR DOS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS QUE ANTES ERA ESCASSA HAVENDO ATÉ RATEIO PARA COMPRAR O CAFÉ.
PARTICIPAMOS DE TODOS OS CONVÊNIOS FIRMADOS COM ÓRGÃOS DE GOVERNO E EMPRESAS DA REGIÃO PARA CONSEGUIRMOS MAIS BENEFÍCIOS PARA O VIRGÍLIO.
REALIZAMOS TODAS AS FESTAS QUE ERAM APRECIADAS PELA COMUNIDADE DESTACANDO DENTRE ELAS: FESTA JUNINA, GAROTA VIRGÍLIO, PÁSCOA. INCENTIVAMOS OS PASSEIOS CULTURAIS ATRAVÉS DE EXCURSÕES.
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO TEVE SEU INÍCIO PELA PRIMEIRA VEZ.
CONSEGUIMOS JUNTO AO DEPUTADO ADEMIR LUCAS, A COBERTURA METÁLICA DA QUADRA ESPORTIVA COM A INSTALAÇÃO DE VESTIÁRIOS E BEBEDOUROS COM ÁGUA FILTRADA ALÉM DE EQUIPAMENTOS DE BASQUETE E VOLEIBOL.
FIZEMOS, PORTANTO, UMA GESTÃO ALTAMENTE DINÂMICA.


DEPOIMENTO DA EX-DIRETORA DENISE AFONSO SALUM

NO ANO DE 1997 ASSUMIU A DIREÇÃO DA CITADA ESCOLA O TRIO: SEBASTIÃO THEODORO DE OLIVEIRA COMO DIRETOR, DENISE AFONSO SALUM E WAGNER ROCHA, COMO VICE-DIRETORES. NESTA ÉPOCA A ESCOLA ESTAVA BEM DESESTRUTURADA FISICAMENTE E HOUVE O INÍCIO DE UM TRABALHO DE REESTRUTURAÇÃO DO PRÉDIO, INCLUSIVE COM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA CONSERVAÇÃO E LIMPEZA DO MESMO, RESSALTANDO TAMBÉM AS PICHAÇÕES QUE ERAM BEM FREQUENTES NESTE PERÍODO, O QUE TORNAVA O PRÉDIO COM UMA IMPRESSÃO DE ABANDONO. O TRABALHO TEVE SUCESSO DEVIDO AO COMPROMISSO DE VÁRIOS FUNCIONÁRIOS E PARCERIAS COM A POLÍCIA MILITAR.
EM 1998 A VICE-DIRETORA DENISE SALUM ASSUME COMO DIRETORA DANDO CONTINUIDADE AO TRABALHO JUNTAMENTE COM OS VICE-DIRETORES DALTON MAIA E ZILDA BARBOSA. EM 2000 HOUVE NOVA ELEIÇÃO E DENISE AFONSO SALUM CONTINUA O MANDATO COM AS VICES LENYSE VAZ E MARIA APARECIDA ARAÚJO, DEPOIS DE TRÊS ANOS DE UM MANDATO SOMENTE COM DENISE E LENYSE ATÉ O FINAL DE 2006.

...DEDICAÇÃO, JUSTIÇA E FRATERNIDADE SÃO OS VALORES QUE SUSTENTAM SUA MISSÃO...


O PERÍODO DE GESTÃO DE 1995 A 2006 FOI MUITO CONTURBADO POR SE TRATAR DE UMA ESCOLA TÃO GRANDE, MAS TAMBÉM MUITO SATISFATÓRIO E ENRIQECEDOR COM MOMENTOS MUITO PRAZEROSOS E FELIZES. ENTENDEMOS QUE A COMUNIDADE FOI MUITO BEM ATENDIDA E A ESCOLA BEM EQUIPADA E VALORIZADA.
ESTE PERÍODO, COMO TODOS, TEVE SUA HISTÓRIA, HOUVE O INÍCIO DE PARCERIAS COM EMPRESAS, O QUE BENEFICIOU JOVENS COM PROJETOS SOCIAIS, HOUVE A IMPLANTAÇÃO DA E.J.A. QUE ERA DEMANDA DA COMUNIDADE, HOUVE A IMPLANTAÇÃO DO EXTINTO PRÉ-ESCOLAR, HOJE PRIMEIRO ANO DO PRIMEIRO CICLO.
A DIREÇÃO SEMPRE FOI MUITO DEMOCRÁTICA, COMPROMISSADA E PRESENTE, O QUE LHE RENDEU O RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE PELO TRABALHO REALIZADO. APESAR DAS OPOSIÇÕES, O CLIMA SEMPRE FOI DE MUITA HARMONIA E AMIZADE, O QUE CONTRIBUIU PARA UMA AVALIAÇÃO POSITIVA DA GESTÃO.
ESTA DIREÇÃO CONTOU COM FUNCIONÁRIOS, PAIS E ESTUDANTES QUE APOIARAM E CONTRIBUIRAM MUITO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO. EM ESPECIAL, VALE RESSALTAR ALGUNS NOMES DE APOIO INCONDICIONAL: ROSANA CHAVES DA SILVA, MARLENE SOARES, GIOVANNI, VERA LÚCIA “IN MEMORIAN”, NATÁLIA ÁLVARES DA SILVA E SILVA, MARIA CELESTE PESSOA, ANA UBALDINA, LIZIANE FORTINHO, ARTHUR GURGEL, MARLI SILVA, ROSELI COSTA BRANCO, JOSÉ ALTINO, DENTRE OUTRAS VARIAS PESSOAS QUE FIZERAM A SUA PARTE E INFLUENCIARAM OUTROS PARA QUE O TRABALHO ASCONTECESSE COM SUCESSO.

...VIRGÍLIO, VIRGÍLIO TU ÉS ENTÃO HERANÇA TÃO BOA DE PAI PARA FILHO, VIRGÍLIO MELO FRANCO É TRABALHO E TRADIÇÃO...

EM 2007 ASSUME A DIREÇÃO DA ESCOLA A PROFESSORA CARLA APARECIDA NASCIMENTO SARAGÁ E OS VICE-DIRETORES MARCOS CELÍRIO DOS SANTOS E MARIA CELESTE PESSOA COM A MISSÃO DE DAR CONTINUIDADE AO EXCELENTE TRABALHO DE DENISE. COM O GRANDE APOIO DA EQUIPE DE SUPERVISÃO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS TEVE INÍCIO A GESTÃO NO ANO DE 2007. O MAIS DIFÍCIL ERA CONQUISTAR A CONFIANÇA DE TODOS. O MAIS DIFÍCIL ERA O DESAFIO DE REALIZAR UM BOM TRABALHO, MAS, COM O APOIO DE PROFISSIONAIS TAIS COMO CLÁUDIA LOPES GONÇALVES, NATÁLIA ALVARES DA SILVA E SILVA, MARISTELA G. BRAGANÇA, MARGARET GOMES DA COSTA, MARIA VIRGÍNIA, ROSANA CHAVES DA SILVA, ROSELI DA COSTA BRANCO, ESTUDANTES E COMUNIDADE CONSEGUIMOS REALIZAR UM BOM TRABALHO QUE TEVE CONTINUIDADE EM 2008, QUANDO ASSUMIU A GESTÃO O VICE-DIRETOR MARCOS CELÍRIO. A ENTÃO DIRETORA PASSOU A DIREÇÃO PARA O PROFESSOR MARCOS PORQUE ASSUMIU SALA DE AULA NA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. O TRABALHO CONTINUOU COM A MESMA INTENSIDADE.


COM O APOIO DA EQUIPE PEDAGÓGICA, FORMADA POR MARGARET GOMES DA COSTA, MARIA VIRGÍNIA, NATÁLIA ALVARES DA SILVA E SILVA, CLÁUDIA LOPES GONÇALVES  MARISTELA DA CRUZ BRAGANÇA E SORAY OLIVEIRA MAIA, A NOVA DIREÇÃO CONSEGUIU FAZER COM QUE O GRUPO APOIASSE O PROJETO DE GESTÃO COMPARTILHADA. NO PERÍODO DE UM ANO A DIREÇÃO CONSEGIU INICIAR REFORMAS NA ESCOLA QUE TIVERAM CONTINUIDADE NO ANO SEGUINTE COM O ENTÃO DIRETOR QUE ASSUMIU NO LUGAR DE CARLA: MARCOS CELIRIO DOS SANTOS. A CITADA DIRETORA TEVE DE DEIXAR O CARGO EM FUNÇÃO DE ASSUMIR NA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. MESMO TENDO DEIXADO O CARGO DE DIRETORA, CARLA CONTINUOU NA VICE - DIREÇÃO E O TRABALHO SEGUIU EM FRENTE. O APOIO DE PARCEIROS TAIS COMO A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS VILMA E SEU PROJETO “SER PARTE” FOI FUNDAMENTAL PARA O ÊXITO DE NOSSOS ESTUDANTES. NOVAS PARCERIAS FORAM FIRMADAS E A GESTÃO FOI CONSEGUINDO CADA VEZ MAIS A ADESÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA. MARCOS CELIRIO DESENVOLVEU UM TRABALHO PAUTADO NO DIÁLOGO E NAS DECISÕES CONJUNTAS.
NO FINAL DE 2008, UMA GRANDE ENCHENTE FEZ COM QUE NOSSA ESCOLA SE APROXIMASSE AINDA MAIS DA COMUNIDADE. TOMANDO FRENTE JUNTO COM A DEFESA CIVIL E MORADORES DO BAIRRO, A ESCOLA SERVIU DE ABRIGO PARA AS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA ESTANDO PRESENTE NESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL. COM A ENCHENTE VIERAM TAMBÉM O MEDO E A INSEGURANÇA DE MUITAS FAMÍLIAS QUE RESIDIAM NAS ÁREAS DE RISCO. TAMBÉM COM O INÍCIO DA OBRA DO GOVERNO FEDERAL “PAC ARRUDAS” PARA AMPLIAÇÃO DA AVENIDA TEREZA CRISTINA, ACONTECEU E ESTÁ ACONTECENDO, GRADATIVAMENTE, O DESAPROPRIAMENTO DE INÚMERAS FAMÍLIAS. MUITOS DE NOSSOS ESTUDANTES TIVERAM QUE CONVIVER COM A PERDA DE SUAS RAÍZES AO SEREM RETIRADOS DO BAIRRO EM FUNÇÃO DA OBRA. A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS EM UM TERRENO PRÓXIMO AO BAIRRO DAS INDÚSTRIAS, DESTINADOS ÀS FAMÍLIAS QUE FORAM DESAPRORIADAS, TRARÁ DE VOLTA ALGUNS DE NOSSOS ESTUDANTES, MAS ACREDITAMOS QUE JAMAIS CONSEGUIRÁ TRAZER UM PEDAÇO DELES QUE FOI ENTERRADO NO FUNDO DO RIO ARRUDAS.
EM 2009 A ESCOLA INTENSIFICOU OS TRABALHOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, O QUE LEVOU À REALIZAÇÃO DE PROJETOS QUE CULMINARAM COM A PARTICIPAÇÃO NA “MINI-EXPEDIÇÃO MANUELZÃO – CONTAGEM REQUALIFICA O ARRUDAS”.
EM 2009 TERMINA O PERÍODO DO MANDATO DO TRIO MARCOS, CARLA E CELESTE. CANDIDATOS A REELEIÇÃO E COM PROPOSTAS QUE DARÃO CONTINUIDADE AO TRABALHO JÁ REALIZADO. A EQUIPE PRETENDE LEVAR O NOME DE NOSSA ESCOLA CADA VEZ MAIS AO TOPO DA EDUCAÇÃO EM CONTAGEM. NA COMEMORAÇÃO DA FESTA DOS SESSENTA ANOS, UM PEDAÇO DESSA HISTÓRIA DA ESCOLA VIRGÍLIO SERÁ CONHECIDO POR MUITOS E RELEMBRADO POR TANTOS OUTROS. UM NOVO PEDAÇO ESTÁ PARA SER CONSTRUIDO E ESPERAMOS QUE FUTURAMENTE OUTROS POSSAM ACRESCENTAR MAIS RELATOS A UMA ESCOLA QUE ESCREVEU JUNTO COM SUA COMUNIDADE UMA HISTÓRIA DE MUITA LUTA ONDE A FÉ E A ESPERANÇA SEMPRE FORAM E SERÃO AS PALAVRAS-CHAVE!

AGRADECIMENTOS
PEDAGOGAS
EQUIPE DE PROFESSORES
EQUIPE DOS FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS
VERA LÚCIA DOS SANTOS “IN MEMORIAN”
DENISE AFONSO SALUM
COLEGIADO ESCOLAR
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS VILMA

BIBLIOGRAFIA :
ARQUIVO PARTICULAR DO PROFESSOR JAMIR EVANGELISTA;
DOCUMENTOS DA ESCOLA MUNICIPAL VIRGILIO DE MELO FRANCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário